Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bolsa Verde

A partir de outubro, famílias da região Norte em situação de pobreza extrema que vivem em áreas de preservação ambiental começam a receber o Bolsa Verde, benefício concedido pelo Governo Federal como ação do Plano Brasil Sem Miséria.
Das 18 mil famílias beneficiadas em 2011, 11 mil vivem em assentamentos ambientalmente diferenciados da reforma agrária.
O anúncio foi feito na quarta-feira (28), em Manaus (AM), pela presidenta Dilma Rousseff durante evento em que foi assinado o Pacto Norte do Plano Brasil Sem Miséria, com a presença dos governadores da região.
A cada três meses, as famílias vão receber R$ 300,00 por serviços ambientais de conservação das áreas onde vivem e trabalham. O objetivo é estimular a preservação dos ativos ambientais em Unidades de Conservação, Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas e Projetos de Assentamento ambientalmente diferenciados, como Projetos de Assentamento Florestal, de Desenvolvimento Sustentável ou Agroextrativistas. Até 2014, o Governo Federal pretende atender 72 mil famílias com o Bolsa Verde.
As famílias atendidas estão inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e desenvolvem atividades de conservação ambiental. As áreas devem apresentar cobertura vegetal mínima exigida pela legislação ambiental ou estar em processo de regularização ambiental. O recurso será pago por dois anos, pode ser prorrogado e será transferido por meio do cartão do Bolsa Família.
O Bolsa Verde é uma ação desenvolvida pelo ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). O MMA é responsável pelo repasse de recursos à Caixa Econômica Federal, agente financeiro que vai operar o benefício, além de presidir o Comitê Gestor do Bolsa Verde, do qual também são membros os ministérios da Fazenda (MF), do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Casa Civil.
Em seu programa semanal Café com a Presidente, desta Segunda-Feira (01) Dilma Rousseff prometeu que o Programa "Bolsa Verde," será estendido a 73 mil familias até o fim do seu mandato.
Dilma defendeu os programas de transferencia de renda, e lembrou que foram os programas sociais os responsaveis pela expanção da classe média Brasileira "Foram politicas sociais como estas que elevaram 40 milhões de brasileiro a classe média nos ultimos anos. Estamos no caminho certo, mostrando que a  distribuição de renda, é um dos motores do crescimento da economia. Distribuir renda é também uma das melhores políticas para combater a crise econômica mundial"

Nenhum comentário:

Postar um comentário