Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mudanças nas Regras do Seguro Desemprego esta dando oque falar

O seguro desemprego é um benefício que oferece assistência financeira para profissionais desempregado sem justa causa. O valor do benefício e os meses que o trabalhador tem direito em receber variam conforme a situação de cada pessoa. Porém muitas pessoas preferem terminar de receber o benefício antes de voltar ao mercado de trabalho e essa realidade acaba refletindo na grande recusa de vagas de empregos que acontecem diariamente.
Para encerrar esse tipo de situação e também evitar desperdício o governo busca uma solução através de uma nova legislação. O governo está sempre buscando enxugar a máquina da economia brasileira, realizando cortes e tentando evitar desperdício de dinheiro. Para isso alguns benefícios como o seguro desemprego ficam sobre a mira da legislação, pois é só através dela que mudanças no programa podem acontecer.

Novas Regras:


Para acabar com as fraudes no seguro desemprego, o governo federal tirou do baú uma lei que está dando o que falar. O trabalhador que for pedir o benefício será encaminhado para entrevistas e se recusar até três oportunidades de trabalho perderá o seguro. Nem todo mundo gostou da novidade.

Um cadastro com vagas no mercado será usado para o cruzamento de dados de pessoas desempregadas. Assim quando alguém der entrada no seguro desemprego o sistema online procura uma vaga compatível a função e salário anteriores. O governo federal espera assim reduzir as fraudes que ocorrem hoje no país, de pessoas que trabalham e mesmo assim recebem o seguro.
Para muitos, o novo sistema é justo. Outros, não concordam com a atitude do governo. O novo sistema funciona através de um portal chamado "mais emprego" (www.maisemprego.mte.gov.br).
 Candidato é orientado a preencher o currículo e depois disso fica a espera da vaga. O portal mais emprego já funciona em 9 estados do Brasil. A previsão é de que até o fim deste ano os demais estados estejam com o sistema implantado. Mesmo quem não foi demitido e não recebe o seguro, mas está desempregado pode fazer parte do sistema pra encontrar uma oportunidade de trabalho.


E você oque acha disso tudo? De a sua opinião.

2 comentários:

  1. Tenho uma dúvida, trabalho a 04 anos numa empresa, com média salarial de R$2.700,00, fui demitido sem justa causa, estou sendo admitido por outra empresa, mas não tenho segurança de me estabelecer, se trabalhar 90 dias nesta outra empresa e sair, eu teria direito a requerer o seguro desemprego referente ao contrato anterior de 04 anos de trabalho e receber as 05 parcelas do seguro desemprego?

    ResponderExcluir
  2. Oi, bom depende muito, se sua carteira for assinada nessa nova empresa vc não receberá, pois vc ja possiu renda, mas para te esclarecer melhor entre em contado ministério do trabalho, e tire todas as tuas duvidas.

    ResponderExcluir